quinta-feira, maio 08, 2014

Gatos Bengal - cores diferenciadas






O gato-de-bengala, ou Bengal, é uma raça recente de gato doméstico, reminiscente do gato-leopardo asiático (Prionailurus bengalensis). O qual pode ser domesticado, embora uma licença seja requerida na maior parte dos lugares. Note-se que o gato-leopardo tem o mesmo número de cromossomas que um gato doméstico, aspecto essencial para no acasalamento produzir crias férteis. Foram necessários vários cruzamentos e a superação de grandes obstáculos para que a raça fosse reconhecida.

Características
O gato-de-bengala é uma raça de tamanho médio a grande, com peso entre 5,5 a 9 Kg, pêlo curto e estrutura óssea forte. Tem uma cabeça relativamente grande, com contornos arredondados e ligeiramente mais comprida do que larga. De perfil, a cabeça apresenta uma ligeira curvatura da fonte até à cana do nariz. As maçãs do rosto são elevadas e destacadas e o focinho é largo e cheio.

As orelhas são curtas e alargadas na base, com extremidades arredondadas e dirigidas para a frente. Os olhos são grandes, ovais e normalmente azuis. A cauda é de comprimento médio, grossa, afilando em direcção à extremidade arredondada. O pelo é curto e fino, com textura espessa e muito suave ao toque.

Informações
O primeiro gato de bengala tinha o nome de Kin Kin e nasceu em 1963;
A primeira criadora de Bengalas foi Jean Sugden em 1963;
A raça foi reconhecida em 1985 pela Federação Internacional Felina;

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato-de-bengala
Fotos: https://www.facebook.com/gatosbengal.brasil

Marcadores: , , , , , , ,