sexta-feira, janeiro 20, 2006

Mais de 6 mil frangos morrem com o calor no RS


Mais de 6 mil frangos morrem com o calor no RS
O caso mais recente ocorreu no final da tarde de segunda-feira, na localidade de Linha Pinhal/Saracura. Cerca de 1,4 mil frangos, com média de peso de 2,6 quilos, não resistiram devido ao calor, que chegou a 36ºC na cidade. Conforme a proprietária do aviário, Zilma Otoni Tomazelli, os animais morreram porque não havia energia suficiente para manter os equipamentos ligados.
"Eu não podia ligar os ventiladores e os nebulizadores ao mesmo tempo, senão a chave de luz caía. Com um só, as aves acabaram morrendo", contou a produtora, que tem 40 mil animais em quatro aviários.
O problema de Zilma foi o mesmo enfrentado por outros 10 produtores que já perderam animais por causa do calor em janeiro. A reclamação é a falta energia suficiente para todos os equipamentos responsáveis pela refrigeração das aves. A expectativa dos produtores é de que as temperaturas mais amenas não sobrecarreguem a distribuição de energia. Preocupada com a situação, a prefeitura de Barão de Cotegipe já pediu providências para a RGE, responsável pela distribuição de energia no município.
"É complicado. Os produtores têm os equipamentos e não podem usar. Estamos esperando uma solução", frisou o secretário municipal de Agricultura, Valdecir Balestrin.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a RGE informou que já foram realizadas obras para melhoramento do sistema de abastecimento de energia elétrica em algumas localidades de Barão de Cotegipe. A empresa diz que em 30 dias a situação deve ser regularizada no município com as novas obras previstas.
Fonte: Zero Hora