BIODISEL - A LAVOURA É A SALVAÇÃO

Biodisel - A lavoura é a salvação Entre os produtos naturais fixadores de energia solar, os óleos vegetais constituem a fonte renovável mais promissora para a obtenção de biodiesel. Além do alto poder calórico, podem-se listar os seguintes benefícios do biodiesel:
Outras matérias-primas também podem servir para a produção de biodiesel, como as sobras de gordura vegetal utilizada na indústria alimentícia e também as sobras de gordura animal. Entretanto, considerando-se a produção dentro de uma escala comercial para um grande número de usuários, a utilização do óleo vegetal extraído de culturas agrícolas especialistas, mostra-se como mais adequada e econômica. Entre as culturas mais comuns produtoras de óleo, podemos enumerar em ordem crescente de rendimento as que produzem mais de 1000kg óleo/ha, entre outras, a mamona, o babaçu, a castanha-do-pará, o abacate, o coco-da-bahia, o buriti, o pequi e o dendê. Além da baixa emissão de poluentes, o uso do biodiesel com certeza poderá contribuir para diminuição da poluição do planeta, pois o carbono emitido pela queima do biodiesel é reciclado da atmosfera atual, durante o processo de produção de biomassa pelas espécies fornecedoras de matéria-prima, substituindo a emissão do carbono presente nos combustíveis fósseis. Apesar de já estar regulamentado em países da Europa e os EUA, o uso do biodiesel ainda necessita superar algumas dificuldades, tais como :
Entre estas dificuldades, a disponibilização comercial e o custo final estão intimamente ligados à disponibilização de matéria-prima abundante e a preços competitivos. Neste contexto, a prospecção e o melhoramento genético de espécies vegetais oleaginosas específicas para esse fim e o desenvolvimento de tecnologias e aditivos que otimizem o processo produtivo apresentam-se como grandes diretrizes para o esforço científico da pesquisa brasileira, procurando tornar possível a produção do biodiesel a preços e volumes competitivos. Por: Marcelo Fideles Braga e Nilton Tadeu Vilela Junqueira Pesquisadores da Embrapa Cerrados E-mail: fideles@cpac.embrapa.br |
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home