quinta-feira, fevereiro 23, 2006

O perigoso veneno das Abelhas


O perigoso veneno das Abelhas

Não há diferenças significativas entre os venenos de abelhas européias e africanas. Acidentes ou reações graves só ocorrem em pessoas sensíveis e, nas hipersensíveis, basta uma só picada para causar a morte, mas não só por abelhas mas, também, por qualquer outro inseto (vespas, aranhas, formigas, etc.). O veneno da abelha (veneno da Apis) é incolor, transparente, apresenta o peso específico de 1,1313 e de 0,3 a 0,4mg de sólidos por 1mg de veneno líquido (Haydak).

É secretado pela glândula de veneno, conhecida como ácida mas que, na realidade, possui uma secreção básica. A glândula de veneno é formada por um par de tubos longos e sinuosos, localizados na parte posterior da cavidade abdominal e que se unem formando um canal único, desembocando na bolsa de veneno. Esta bolsa é um depósito no qual o veneno fica até ser usado, quando a abelha dá a ferroada e que se liga ao ferrão por um tubo. Temos ainda a glândula de Dufour, que desemboca próximo à base do ferrão, por um tubo curto, alargado e sinuoso e cujo produto não se mistura ao veneno.

Existe ainda uma terceira glândula formada por 2 massas de células glandulares sobre a superfície interna das paredes superiores das placas quadradas (estrutura do ferrão), tendo cada célula um canal que desemboca fora das placas. O veneno sai através do ferrão, que funciona como um injetor. A glândula ácida começa a funcionar logo que a abelha nasce, atinge o máximo entre os 10º e 16º e cessa aos 20 dias de idade. Quando a abelha pica, mas não enterra o ferrão, gasta o veneno que pode ser substituído na bolsa, mas só em abelha até 20 dias de idade. Quando enterra o ferrão, este fica encravado na vítima e a abelha morre. Profilaxia e tratamento Após a ferroada, vem a dor aguda (2 a 3 min), o local fica vermelho e inchado (edemaciado) de acordo com a alergia da vítima, a temperatura do local se eleva bem, em alérgico, sobrevindo uma forte coceira.

Em um apiário, após a ferroada, devemos lançar fumaça sobre ela, para desaparecer o “cheiro” e não atrair mais abelhas. Devemos extrair o ferrão, mas sem comprimir a bolsa de veneno. Para a dor, usar compressas de água quente e fria, alternadamente, o que diminui o inchaço, e mel ou pomadas analgésicas.

É aconselhável usar um antialérgico, sob orientação médica. O interessante é que esse mesmo veneno é empregado no tratamento de certas doenças como o artritismo, bem como na fabricação de medicamentos contra nevralgias, dores musculares, etc. Em caso de hipersensibilidade, os primeiros sintomas, com risco de choque anafilático, são: vermelhidão generalizada, com sensação de calor por todo o corpo, respiração difícil, falta de ar (às vezes causada por uma inchação interna na garganta), perda de consciência, pulsação acelerada e grande ansiedade.

Nesses casos, devemos deitar o paciente e chamar um médico imediatamente, pois em caso de choque anafilático, poderá morrer em 60 minutos.

Fontes: RuralNews
http://spaces.msn.com/ambienteemfoco/
http://www.animaissilvestres.com/
http://www.flog.0br.net/ecologia

3 Comments:

At quinta-feira, fevereiro 23, 2006 5:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Apesar de considerado perigoso o veneno também tem propriedades medicinais, porém falta investimento em pesquisas e interesse das políticas publicas... Outros países apostam nessa idéia inclusive participando da biopirataria para obter o veneno e estudar e patentear suas características... “quem não investe em pesquisa gasta para obter o direito de patente...as custa do dinheiro publico”.

 
At sábado, agosto 12, 2006 9:39:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 
At sexta-feira, agosto 18, 2006 12:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 

Postar um comentário

<< Home